sexta-feira, 28 de outubro de 2016

TROVIA - NOVEMBRO DE 2016




Inesquecíveis

Piloto que dás teu giro
montado em peixe de prata,
carrega este meu suspiro
e leva a quem me maltrata!
C. Drummond de Andrade

Quanto esta vida seria
difícil de suportar,
se não fosse essa mania
que a gente tem de sonhar!
Carolina Azevedo Castro

À noite tu podes vê-las,
pois Deus, que em tudo é bendito,
marca o encontro das estrelas
nas esquinas do Infinito!
Cyrléa Neves

Ante as sandálias furadas
que entre cascalhos gastei,
não culpo o chão das estradas,
culpo os maus passos que dei.
José Maria M. de Araújo

Ao nosso espírito ardente,
na avidez do bem sonhado,
nunca o passado é presente,
nunca o presente é passado.
Machado de Assis

Tirei da gaveta o sonho,
limpei o mofo, espanei;
revi meu viver bisonho
e, afinal, recomecei.
Nádia Huguenin

É Deus que forja o destino,
distribuindo talento.
O poeta é só um menino
soltando letras – ao vento...
Newton Meyer

O amor perturbou-me tanto,
que este combate deploro:
querendo chorar, eu canto;
querendo cantar, eu choro!
Osório Duque Estrada
---------------
Brincantes

Vi teus braços... que ventura!
teu colo... as pernas... que gosto!
Agora, tira a pintura,
que eu quero ver o teu rosto!
Belmiro Braga

Vê, Maria Antonieta,
o mal que você me fez:
– tenho perdida a cabeça,
tal qual Luís XVI...
Carlos Guimarães

Tenho medo, faço alarme,
se ela hoje me sorri.
Aos oitenta anos quer dar-me
o que aos vinte lhe pedi...
Djalma de Andrade

Trovador como ninguém,
nos concursos sou cobrão,
e acabo sempre entre os cem,
os sem... classificação...
Elton Carvalho

Trovador dos mais-mais-mais,
mais sábio que os mais ladinos,
faz trovas sensacionais...
em versos alexandrinos!
Ernesto Machado

Fez tanto alarde, mas tanto,
quando a mulher o deixou,
que a sogra, vendo o seu pranto,
ficou com pena... e ficou!
J. L. Leôncio

Em carros sou exigente.
Conversível? – E’ aceitável...
Desde que traga – é evidente –
no volante um... conversável!.
Magdalena Léa

Nunca vi coisa mais jeca,
disse o sapo num lamento:
– Por que ver a perereca
só depois do casamento?...
Milton Nunes Loureiro
---------------------------------------------------
Líricas e filosóficas

Benditas sejam as vidas
que, alegres, serenas, santas,
vivem a vida envolvidas
em levar vida a outras tantas!
A. A. de Assis – PR

Nas trilhas da minha vida
és um sol  a chamejar
tal qual a luz refletida
por um farol sobre o mar.
Agostinho Rodrigues – RJ

Pela ambição do poder,
até guerra o homem faz.
Traz a morte, por não ver
que o poder está na Paz!
Adélia Woellner – PR

Da janela do avião,
olhando as nuvens branquinhas,
sinto a grata sensação
de tuas mãos junto às minhas!
Alberto Paco – PR

Duas taças, vinho tinto,
Cordier Collection Privée.
Na penumbra do recinto,
sozinhos: eu e você.
A.M.A. Sardenberg – RJ

Procure a felicidade
que sempre existe em doar-se
a quem tem necessidade,
mas sem alarde. Disfarce...
Amilton Maciel – SP

A alvorada do poeta
é nota na imensidão,
que ele, anotando, completa
e faz dela uma canção.
André Ricardo – PR

As promessas que fizeste
nem a lua abençoou.
Tudo não passou de um teste,
pois você nunca me amou.
Ângela Stefanelli – RJ

O meu tempo joguei fora
em coisas fúteis, banais;
preciso de tempo agora
e tempo não tenho mais.
Antônio Claret Marques – MG

Meus amigos valem ouro,
seus laços eu estreitei.
Amizade é meu tesouro,
sou tão rico quanto um rei.
Ari Santos de Campos – SC

Quero sim, você diz não!
Assim é tudo impossível...
Não quero viver em vão,
nessa dúvida terrível.
Benedita Azevedo – RJ

Na penumbra, o berço é um templo,
ajoelho e, em ternura enorme,
entre rendas eu contemplo
meu pequeno deus que dorme!
Carolina Ramos – SP

No contorno do teu rosto
– flor em forma de buquê –
vejo que tenho bom gosto
de ser louco por você
Clênio Borges – RS

Não vens... O dia é sombrio,
mas ouso, na espera vã,
superar o meu vazio
para esperar o amanhã!...
Clenir Neves Ribeiro – RJ

Teu grande amor, que ironia,
é hoje coisa esquecida:
foi luz que por um só dia
iluminou minha vida!
Conceiçao de Assis – MG

A trova – quem nos diria,
a menor composição.
Vinte e oito metros teria
a mais bela inspiração!
Cônego Telles – PR

Quiero siempre despertar
con trinos por la ventana,
que las aves saben dar
con fervor cada mañana.
Cristina Oliveira Chávez – USA

Feito o pingo da goteira
a despencar fora de hora,
eu carrego, a vida inteira,
os sonhos que o peito chora.
Dáguima Verônica – MG

No meu mundo de magia,
tudo é possível e, assim,
eu vivo na fantasia
o que a vida nega a mim!
Delcy Canalles – RS

Agora, que tu partiste,
sinto a força da verdade
do grito de dor que existe
no silêncio da saudade.
Domitilla B. Beltrame – SP

Que bela seria a vida
se, acima de ódios mortais,
uma ponte fosse erguida
unindo margens rivais!
Dorothy Jansson Moretti – SP

Por mais que eu saiba o caminho,
por mais que eu já tenha um norte,
se eu não caminhar sozinho,
serei por certo mais forte.
Edy Soares – ES

Só o amor tem o condão
de avivar, resplandecer,
transformando a escuridão
em radioso amanhecer.
Eliana Jimenez – SC

A mão que vai e que vem,
lenta e triste, num aceno,
pertence ao braço de alguém
que ama e perde, mas sereno.
Eliana Palma – PR

No tear da solidão,
rendeiro em dias tristonhos,
basta um fio de ilusão
para tecer os meus sonhos!
Elisabeth Souza Cruz – RJ

Esse teu jeito tão mudo...
esse modo de encarar...
A gente, às vezes, diz tudo
na carícia de um olhar!
Ercy Marques de Faria – SP

Marcava a tua frequência
um leve aperto de mão;
hoje marca a tua ausência
o pulsar do coração.
Evandro Sarmento – RJ

As pedras do meu caminho
vou transpondo-as com ardor
e, cada dia, um trechinho
vira caminho de amor.
Flávio Stefani – RS

Antes que a vida se acabe,
viva! da vida eu sou fã.
Nem eu sei, nem você sabe
se haverá outro amanhã!
Francisco Garcia RN

Meu pai, foi o teu caráter,
dentre outras coisas enfim,
a própria célula máter
que brotou dentro de mim!
Francisco Pessoa – CE

Se a saúde e a simpatia
andassem sempre ligadas,
o meu amigo teria
sempre as duas de mãos dadas.
Gisela Sinfrónio – Portugal

O meu viver enfadonho,
só de amarguras composto,
põe as rugas do meu sonho
sobre as rugas do meu rosto!
Gislaine Canales – SC

A uma ofensa que machuca,
por mais que me queime ou doa,
se meu sangue diz – “Retruca!”,
a minha alma diz – “Perdoa!
Héron Patrício – SP

Passeando calmamente,
disseste adeus; nem senti,
porque, verdadeiramente,
eu nunca me despedi...
JB Xavier – SP

De tudo o que mais amei
emerge, em lindas lembranças,
o tempo que dediquei
às minhas quatro crianças!
Jeanette De Cnop – PR

Saudade me consumindo,
jamais consigo esquecer-te;
sinto-te mesmo dormindo,
no sonho estou sempre a ver-te.
Jessé Nascimento – RJ

Na saliência do seu ventre
quanta promessa...esperança...
Que a luz do amor se concentre
na vida dessa criança!
João B. X. Oliveira – SP

Cessa a chuva... e por instantes
o arco-íris, lá em cima,
ilumina os habitantes
e o poeta encontra a rima.
Jorge Fregadolli – PR

Uma chave carregamos,
porta de um mundo melhor,
entretanto não largamos
a muleta de um pior.
José Feldman – PR

Tudo que é vivo precisa
de carinho e de afeição;
sempre foi minha divisa
aprender essa lição.
José Marins – PR

A vida de quem não sonha
e vive sem ter um bem
lembra uma rua tristonha,
onde não passa ninguém...
José Messias Braz – MG

Com seu jeitinho de santa,
no mesmo olhar ela oferta
a timidez que me encanta
e a audácia que desconcerta!
José Ouverney – SP

Viajar... Seguir a esmo,
seguindo o próprio nariz,
à procura de si mesmo
no sonho de ser feliz...
Juraci Siqueira – PA

Nas horas tristes, sombrias,
a esperança é a companheira
que afugenta a nostalgia
e nos ergue... a vida inteira!
Lucília Decarli – PR

Nessa vereda que é a vida,
vou de tropeço em tropeço,
pois cada nova subida
é sempre um novo começo.
Luiz Carlos Abritta – MG

Se queres me recordar,
constrói da tua emoção
um riso no teu olhar,
me guarda em teu coração.
Luiz Poeta – RJ

Amar muito e perdoar
estão sempre de mãos dadas...
São modos de  abençoar
nossas ações e jornadas.
Mª Luíza Walendowsky – SC

Quem tem fé na trajetória
que traçou para seus passos
um dia conquista a glória,
pois não se rende aos fracassos.
Ma. Thereza Cavalheiro – SP

Nadando contra a corrente,
mantenho esperança plena:
cansaço a gente só sente
se a luta não vale a pena...
Mílton Souza – RS

Desde lá da Idade Média,
com lirismo, o Trovador,
é uma viva enciclopédia
difundindo Paz e Amor!
Nei Garcez – PR

Lamparina a querosene
e porta que tem postigo:
são lembranças, no presente,
de coisas do tempo antigo.
Nemésio Prata – CE

Plante a semente do bem,
da caridade perfeita,
que, com o tempo, aqui e além,
surgirá farta colheita.
Nilsa Alves de Melo – PR

Os teus olhos patrocinam
pensamentos variados;
todos aqueles que animam
os sonhos dos namorados.
Nilton Manoel – SP

De viver, não tenha medo;
todo receio é bobagem...
Dessa receita, o segredo
é a pitada de coragem.
Olga Agulhon – PR

Ao te encontrar, velha agenda,
lá no fundo da gaveta,
meu passado se desvenda,
és a minha "caixa-preta"!
Renato Alves – RJ

Verga o galho num lamento
que a noite fria produz
sofre e range com o vento
da tristeza que o conduz.
Renato Frata – PR

Confirmando a aliança
de sonho e realidade,
o Sol é o pai da Esperança
e a Lua, mãe da Saudade...
Ruth Farah – RJ

Verdade que não se trai,
e quem bem viver verá:
quando um filho agrada o pai,
um bom pai também será!
Selma Spinelli – SP

A beleza de uma flor
é fugaz e muito incerta,
mas na alegria ou na dor
ela vai ser descoberta.
Talita Batista – RJ

Das bofetadas que a vida
me deu sem muita piedade,
tu foste a mais dolorida
e a que mais deixou saudade.
Thalma Tavares – SP

Sei que viver é lutar,
mas luto em desigualdade.
Eu sou concha e a vida é o mar
em noite  de tempestade.
Therezinha Brisolla – SP

O valor da roça encerra
o beijo do sol ardente
que, fertilizando a terra,
sacia a fome da gente.
Vanda Alves – PR

Não basta apenas sonhar,
a vida requer firmeza
de agir para transformar
uma esperança em certeza.
Vanda Fagundes Queiroz – PR

Diante da natureza,
respire fundo e compreenda:
para curtir a beleza
poupe, limpe... surpreenda!
Vânia Ennes – PR
======================
Visite:                          

=================================== 

Nenhum comentário: